
Quando entramos na escola, lá na primeira série, logo se pensa "meu Deus, isso nunca vai acabar!", só que o tempo passa rápido, ele voa!
Hoje eu me encontro no terceiro ano do Ensino Médio, prestes a me ver "livre" da escola, só que ao contrário do que todos pensam, é nesse ano que, popularmente dizendo, o bicho pega.
Enen, Fuvest e e vestibulares de todos os tipos, tudo isso a troco de entrar em uma faculdade ou universidade para prestar o Ensino Superior. E é aí que entra o grande problema: estudar, estudar, estudar e estudar mais um pouco. Muitos adolescente nessa faixa etária além de estudar, trabalham. O estress que se acumula a cada semana, devido a pressão psicologia feita em cima da escola, do trabalho e do vestibular do final do ano chega a ser quase enlouquecedor.
E a cobrança vem de todos os lados, afinal de contas os professores começam a falar de vestibular desde o primeiro ano do Ensino Médio juntamente com nossos amados e queridos pais. O sonho, ou melhor, o desejo de todo pai e mãe é ver o filho fazer aquela ótima faculdade, se formar e fazer pós-graduação, mestrado, doutorado e tudo que ele tiver direito e, depois de todo esse esforço, ser uma pessoa bem sucedida com um salário maravilhoso, casa própria, um carrão na garagem e um ou dois netinhos.
E, fala sério, qual filho que decepcionar os pais? Qual? Penso que nenhum né.
Mas, espero que todos tenhamos calma na hora de escolher o curso que iremos nos dedicar nos próximos 4 ou 5 anos, para que realmente obtenhamos sucesso e muitas realizações. Lembrando sempre ao papais e mamães, que não adianta massacrar o filhinho só porque ele não passou na Usp ou naquela Federal maravilhosa que tanto sonhou para ele, afinal a vida é assim... nem tudo são vitórias, mais persistir até alcançar os objetivos é totalmente necessário e é isso que vocês devem passar para nós.
Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário