domingo, 7 de março de 2010

férias minha querida férias.



Dizem que o ano só começa depois do carnaval. É assim na escola, nas empresas e indústrias, no Senado e em todos os outros lugares; hoje falarei da escola.
Muitas escolas particulares começam suas aulas no final de janeiro e outras na primeira semana de fevereiro e até o feriado do carnaval chegar, os professores estão tranqüilos, numa boa. A matéria pode até ser nova, porém quem esta com pressa? Eles passam aqueles trabalhinhos pro final de março, eles passam lição de casa e nem se preocupam em vistar; e lá vem o carnaval: uma semana em casa! Praticamente férias novamente, férias de algo que nós ainda não cansamos de novo.
E depois dessa semana maravilhosa em casa ou viajando, começa o terror!
Provas começam a ser marcadas, as datas de entrega dos trabalhos vão se aproximando a cada dia que passa mais matérias novas se acumulam e nós, alunos, vamos queimando aos poucos cada neurônio. Uma semana antes da data de entrega dos trabalhos, o que mais se vê no MSN é: ”não to, trabalho de português/história”. Quando, a pessoa, deixa para fazer um dia antes e no dia seguinte ainda nem grampeou ou encadernou, é o relaxo em forma de gente.
Porém, não há nada pior que aquela semana onde não tem nem mais espaço no calendário para ser marcado provas. Os dias que tem duas provas marcadas, tipo física e matemática, nós adoramos e, com certeza, a mãe do professor fica com a orelha vermelha.
E depois de, pelo menos, três semanas de provas... lá vem a reunião de pais e mestres, e é aí que a cobra fuma, o bicho pega ou como você quiser. Os pais saindo da sala, com aquela cara de “hoje eu mato aquele filho da p***”. Mais claro que não são todos os casos assim, existem os alunos aplicados, como eu, que só tiram dez e enchem o papis e a mamis de orgulho.
Só que depois disso, começa tudo de novo e aí, desejamos novamente a tão sonhada férias.

bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário